Diesel volta a bater mínimos quando o mercado electrificado estabiliza

Ora o mês de Abril veio trazer o 3ª mês de guerra, uma estabilização dos preços dos combustíveis, e uma subida da inflação.

No mercado automóvel verificaram-se variações algo significativas.

Os veículos a gasolina continuam a liderar o mercado, com uma ligeira subida de 300 unidades, para o melhor mês do ano, com mais de 5800 unidades, o que corresponde ao melhor mês desde Junho de 2021.

No sentido oposto, os veículos a gasóleo tiveram outro mês em queda, com 3800 unidades, depois de uma descida de quase 700 unidades. Não foi o pior mês do ano, porque em Janeiro venderam-se menos 39 unidades.

Do lado das novas motorizações, apenas se verificaram alterações nos veículos eléctricos, com pouco mais de 1000 unidades, ou menos 700 que no mês passado, para o pior mês do ano. Ainda assim, está na média dos restantes meses, uma vez que Março foi um mês de entregas de Tesla.

Nas restantes motorizações não sofreram alterações significativas.

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Valores absolutos de vendas por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Se olharmos para as quotas de mercado, os números mostram que as tendências dos últimos meses continuam a fazer caminho.

O destaque vai para as vendas dos veículos a gasóleo, com apenas 26%. Trata-se dos valor mais baixo do ano, e o valor mais baixo desde que há registos. A inexorável caminhada para o fim dos veículos da diesel continua a sua cavalgada. Ainda é mais significativo se considerarmos que os veículos comerciais correspondem a mais de 60% das vendas desta motorização, o que mostra como o mercado de veículos de passageiros está a abandonar esta motorização.

Os veículos a gasolina correspondem agora a 41% do mercado, o valor mais alto desde Julho de 2021, e em linha com os valores absolutos de vendas.

O restante mercado não sofreu variações significativas, sendo apenas de destacar a baixa dos veículos eléctricos para os 7.41%, mas que é compensado pelos veículos plugin, com quase 9%, o que resulta numa quota de 16% para a totalidade dos veículos electrificados.

Já os veículos híbridos parecem estar a capturar uma quantidade significativa do mercado que anteriormente era dos diesel, mantendo-se estável próximo dos 10%

Quota de mercado por tipo de motorização. Fonte: ACAP

A comparação com o ano passado começa a mostrar as tendências do mercado.

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As motorizações a gasolina estão praticamente em linha com as do ano passado, tendo subido cerca de 1.5%. Isto mostra que existe uma fracção significativa do mercado para a qual as novas motorizações não são ainda uma alternativa, o que corresponde às gamas mais baixas do mercado.

Já para a motorização a diesel, a descida de 10% não deixa grande espaço para interpretação. A queda das vendas é agora um facto consumado. A questão é perceber com que velocidade e até quando.

As restantes motorizações mostram todas subidas mais ou menos significativas, o que demonstra a tendência do mercado para a adoção dessas motorizações. As motorizações híbridas passaram de 7% para 11%, e as electrificadas passaram de 12% para 15%.

Comparação de quota de mercado – Abril 2021/ Abril 2022

Para os interessados nas tendências de longo prazo, a imagem é clara. As vendas de motorizações a gasolina mostram uma estabilidade à prova de bala, enquanto que as motorizações a diesel mostram uma descida inexorável e constante, de cerca de 0.8% por mês. A este ritmo, no final deste ano, as vendas dos veículos da gasóleo terão correspondido a 24% das vendas globais do ano, ou menos de 20% das vendas do mês de dezembro. Isto se não houver mais problemas com a capacidade de entrega dos veículos com motorizações modernas.

Média a 12 meses por tipo de motorização.

Vendas de veículos eléctricos por marca

Ora, este mês a Tesla não fez entregas (onde podemos ignorar as 6 unidades vendidas). E quando a Tesla não faz entregas, o mercado fica aberto para a Peugeot que entrou mais de 150 unidades, o que não é surpresa para ninguém.

Mesmo o segundo lugar da Hyundai não deve ser grande surpresa, com os 115 unidades.

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Já as 101 unidades da Mercedes pode ser uma novidade para alguns, resultado do grande alargamento da oferta de modelos eléctricos da marca.

De resto temos ainda a Renault, com exactamente 100 unidades, e ex-equo com 68 unidades, a BMW, a Nissan e a Citroen.

Vendas de veículos eléctricos por marca em Abril. Fonte:ACAP

Olhando para a globalidade do ano, a Peugeot mostra um comportamento notável, liderando o mercado à frente da Tesla, ambas com mais de 550 unidades.

Curiosamente, a seguir vem a BMW, a Nissan e a Mercedes. Também curioso é o facto de que as 10 marcas mais vendidas excedem as 200 unidades neste momento, o que mostra como o mercado está disputado.

No entanto, algumas marcas mostram muito claramente como os problemas de produção estão a afectar as vendas, em particular no que diz respeito à Volkswagen, que está no final da tabela, e com tempos de entrega que variam entre os 10 e os 15 meses.

Vendas de veículos eléctricos por marca em 2022. Fonte:ACAP