Vendas de veículos em Junho, o mês em que a Toyota vendeu os primeiros eléctricos.

O mês de Junho foi “peculiar” em vários aspectos. Vamos por partes.

Em primeiro lugar tratou-se do melhor mês do ano de 2022, com quase 17500 unidades vendidas, o maior valor desde precisamente Junho do ano passado, quando foram atingidas as 21000 unidades. Curiosamente, e com uma excepção, todas as categorias viram as suas vendas aumentarem de uma forma similar.

O mercado português continua a ser liderado pelas motorizações a combustíveis fósseis, nomeadamente gasolina e gasóleo. Se este aumento vem na sequência de 5 meses consecutivos de aumentos de vendas como é o caso das motorizações a gasolina, trata-se do primeiro aumento de vendas das motorizações a gasóleo desde Fevereiro.

Há no entanto uma motorização que destoou significativamente. Os veículos a GPL, uma motorização que não costumamos mostrar, teve o seu melhor mês de sempre com mais de 700 unidades, o que corresponde a uma subida de 2005 a 300% quando comparado com os meses anteriores. Sem dúvida que se trata de uma resposta ao momento dos combustíveis, e será interessante observar se esse movimento tem continuidade nos meses seguintes.

Valores absolutos de vendas por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Como a maior das motorizações sofreram aumentos de vendas em escala, as respectivas quotas de mercado também não sofreram alterações significativas. Ainda assim, ocorreram algum movimentos não negligenciáveis.

As motorizações a gasolina sofreram a primeira quebra desde Fevereiro, mas ainda assim a perda de 2% não parece ser significativa. Curiosamente, o mesmo movimento observou-se nas motorizações híbridas. É possível que estes movimentos estavam precisamente relacionados com as vendas das motorizações a GPL, uma vez que partilham grande parte do mercado.

Advertisements

Em sentido oposto estiveram as motorizações a gasóleo, um uma subida inferior a 1%, mas mesmo assim algo que não acontecia desde Março. Curiosamente, e em escala similar, verificou-se nas motorizações puramente eléctricas. Mais uma vez, estas motorizações disputam o mesmo mercado, pelo que o facto de terem um comportamento similar não deve ser de estranhar.

A grande excepção ocorreu nas motorizações plugin, que forram uma descida de quase 2%, o que na verdade corresponde a 1/5 da sua quota de mercado. Se olharmos para o ano inteiro, parece ser claro que estas motorizações estão a perder gás, observando-se uma redução consistente da quota desde Fevereiro. Será interessante seguir este movimento no resto do ano.

Quota de mercado por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Olhando para as tendências de longo prazo, muito pouco mudou. As motorizações a gasolina mantêm uma consistência notável, em torno dos 34% desde 2021, e nada faz prever que esta situação se altere nos próximos meses. De facto, se considerarmos que o preço da gasolina se aproxima do preço do gasóleo, este movimento parece natural.

As restantes tendências também se mantêm. As motorizações a gasóleo continuam a perder terreno, pelo 18º mês consecutivo, tendo perdido 13% desde janeiro de 2021.

À descida do gasóleo contrapõem-se as novas tecnologias: híbridas, plugin e exclusivamente eléctricos. Todas estas motorizações continuam a mostrar subidas consistentes. No entanto, as motorizações híbridas e plugin estejam a mostrar alguma perda de vigor.

Vendas de automóveis eléctricos por fabricante

O mês de Junho foi um “mês Tesla”, correspondendo a um dos meses onde a Tesla vez entregas. De facto, a Tesla dominou as vendas dos veículos exclusivamente eléctricos em Junho, com tantas vendas como as 3 marcas seguintes, atingido das 459 unidades.

Advertisements

Curiosamente, em segundo lugar encontramos a Hyundai, algo que já não acontecia há alguns meses, mas que mostra a estabilidade das vendas da marca.

Em terceiro lugar encontramos a BMW. Não se trata de uma novidade, uma vez que já no mês de Março o mesmo aconteceu, mas não é de todo habitual

A Peugeot ficou relegada para uma quarta posição, mas ainda assim com mais de 150 unidades vendidas.

A primeira grande novidade vem no quinto lugar, ocupado pela Dacia, com mais de 120 unidades. É aqui que o efeito do aumento dos combustíveis parece estar mais visível. Mais uma vez, será interessante ver se estes volumes se mantêm no resto ano ano.

A segunda grande novidade é mais significativa, e corresponde a uma nova marca nesta tabela: a Toyota. As 14 unidades vendidas são extremamente interessantes, porque oficialmente a marca ainda não tem nenhum desses modelos disponíveis para entrega, pelo que se deverá tratar apenas de unidades de exposição.

Vendas de veículos eléctricos por marca em Junho. Fonte:ACAP

Com o enorme número de unidades vendidas, é natural que a Tesla volte a ocupar o topo da tabela anual de vendas. Ainda assim, a vantagem para a Peugeot não deverá ser suficiente para manter essa liderança até Agosto.

Advertisements

Mais abaixo na tabela, encontramos agora a BMW, com um desempenho fortíssimo, seguida pela Hyundai, Nissan, Mercedes, e Citroen, todos a menos de 30 unidades de diferença.

De notar que Renault parece estar definitivamente a precisar de novos modelos, uma vez que o Zoe começa a não ser competido, e o 9º lugar é prova disso mesmo.

Vendas de veículos eléctricos por marca em 2022. Fonte:ACAP