Mercado automóvel em tempo de guerra. Veículos eléctricos sobem 245% quando comparado com 2021.
O início do ano tem uma mostrado uma estabilidade que não se via no mercado desde que a COVID-19 mudou o mundo. No entanto essa estabilidade está longe de ser a normalidade. Se compararmos a falta de sazonalidade que vemos actualmente com o ano anterior, uma nova realidade torna-se muito clara.
Primeiro vamos aos números em bruto.
Em primeiro lugar, em Março foram vendidos 15711 veículos, o que corresponde a um aumento de 100 unidades face ao mesmo mês o ano passado. Em Março de 2022, as motorizações a gasolina mantiveram a liderança similar a de 2021, resultado de uma subida significativa quando comparado com Fevereiro, mas com menos 500 unidades vendidas este ano quando comparado com o mesmo mês de 2021. Em segundo lugar ficaram as motorizações a gasóleo, com uma ligeira descida face a Fevereiro, mas com menos 1500 unidades que em 2021.
Em terceiro lugar, encontramos as motorizações híbridas, com 1734 unidades, correspondendo ao terceiro mês consecutivo de subida de vendas, e em relação ao mesmo mês de 2021, uma subida de quase 40% ou 500 unidades.
Imediatamente a seguir, com 1274 unidades encontramos as motorizações exclusivamente eléctrica, fruto de uma subida de quase 600 unidades face a Janeiro e Fevereiro. Se comparamos com o mesmo mês do ano passado, verifica-se um aumento de 245%, quando apenas tinham sido vendidas 707 unidades.
Finalmente, encontramos as motorizações plugin, com 1303 unidades, um valor que se tem mostrado constante desde o início do ano, e que corresponde a uma descida 9% face ao ano passado.
Em termos de quota de mercado verificaram-se alguns movimentos significativos. As motorizações a gasolina atingiram os 35%, correspondente ao melhor valor do ano, e o valor mais elevado desde Julho de 2021, e em linha com a média de 2021. Corresponde também a uma ligeira descida quando comparado com Março de 2021. Já em sentido oposto as motorizações a gasóleo atingiram os 28%, o que corresponde ao valor mais baixo do ano. No entanto, quando temamos encontrar um mês com uma quota de mercado tão baixa, temos uma surpresa. Este é o valor de quota de mercado das motorizações a gasóleo mais baixo desde que há registos. Se compararmos com Março de 2021, as motorizações a gasóleo perderam 9% de quota de mercado, e está 6% abaixo da média de 2021. De facto, os recentes aumentos de combustíveis, e as alterações fiscais, começam a fazer-se sentir de forma muito severa nestas motorizações, sendo que em todos os meses a quota de mercado esteve abaixo do ano passado. Ainda se virmos os detalhes dos modelos, verificamos que mais de metade das vendas de veículos a gasóleo são veículos comerciais, e apenas 2100 unidades foram ligeiros de passageiros.
Em sentido oposto temos as motorizações híbridas, com 13.5%, o que corresponde ao segundo melhor mês de sempre, só atrás do mês de Janeiro deste ano. Estas motorizações parecem estar a ocupar o mercado que anteriormente era ocupado pelas motorizações a gasóleo.
Do lado das motorizações electrificadas, os veículos exclusivamente eléctricos capturaram 11% do mercado, face aos 8% dos veículos plugin. Esta relação de forças destas motorizações acontece pela primeira vez este ano, e apenas ocorreu em 4 meses do ano de 2021.
Este mês estreamos a análise de mais longo prazo, através de uma média a 12 meses, de forma a se poder ver tendências que a sazonalidade do mercado esconde.
De facto pode-se verificar uma estabilidade notável nas motorizações a gasolina. Nesta perspectiva, que ignora as variações sazonais, esta motorizações apenas perderam 2% nos últimos 14 meses.
Onde se tem visto uma movimentação muito clara do mercado é nas motorizações a gasóleo, que em 14 meses baixam dos 44% para os actuais 34%, tendo descido em todos os meses desde Janeiro de 2021.
Em sentido oposto, mas de forma muito similar encontramos as motorizações híbridas e exclusivamente eléctricas, que passaram dos 5% em Janeiro de 2021, aos 9% em Março de 2022, valores que correspondem a máximos. No entanto ao longo dos últimos 14 meses, verificaram-se comportamentos diferentes: se as motorizações híbridas sofreram uma subida acentuada entre Janeiro até Setembro de 2021, onde atingiram os 8%, esta motorização manteve-se estável desde então, até aos 9% actuais. Já as motorizações puramente eléctricas, mantiveram-se estáveis nos 5% de Janeiro a Agosto de 2021, e foi a partir daí que subiram consecutivamente até ao momento.
Uma consequência natural é a electrização do mercado, quando consideramos os veículos exclusivamente eléctricos e plugin. Os veículos de combustão interna, e híbrida, passaram dos 88% em Janeiro de 2021, até aos 81% actuais. De facto, este valor tem descido todos os meses desde Maio de 2021.
Vendas de veículos eléctricos por marca
As vendas de veículos exclusivamente eléctricos foram largamente afectadas pelas entregas da Tesla, que corresponderam a quase 1/4 das vendas destes veículos. É uma característica desta marca que os lotes da fábrica dos Estamos Unidos apenas ocorrem em intervalos ao longo do ano, até que a fábrica na Alemanha atinja a capacidade planeada.
Em segundo lugar temos uma novidade absoluta: a BMW, com 224 unidades. Esta marca alemã viu os novos modelos chegarem ao mercado depois de os seus clientes esperarem mais de 1 ano por estes modelos.
Na restante tabela encontramos as marcas habituais: Kia, Peugeot, Nissan e Renault, e depois mais uma novidade: a Volvo. De notar que a Volvo apenas tem um modelo com motorização exclusivamente eléctrica, o XC40.
Com o elevado nível de vendas de Março, a Tesla toma naturalmente o topo da tabela do ano, seguida pela Peugeot. Curiosamente, nos 3ºs e 4ºs lugares encontramos a BMW e a Audi (e em 7º lugar a Mercedes).
Se olharmos para o topo de vendas, encontramos as 4 principais marcas de gama alta no top 10. É notório como as marcas tradicionais gama alta (onde obviamente excluímos a Tesla) estão também a mudar a sua estratégia para esta motorização. Esta mudança é absolutamente visível na BMW onde a motorização mais vendida é a plugin, logo seguida pelos veículos exclusivamente eléctricos.
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.