Vendas de automóveis em Fevereiro. O estado do mercado antes do gasóleo subir 25 cêntimos
Mais um mês sem orçamento de estado passou, e sem uma expectativa de quando o novo orçamento de estado possa ser apresentado. Logo, não seria expectável que o mercado sofresse grandes movimentações. O que também não estava nos planos de (quase ninguém) era a guerra na Ucrânia. E esta guerra já fez o Brent passar dos 125 dólares e o gasóleo aproximar-se dos 1.90€.
Em primeiro lugar, Fevereiro foi um mês positivo para o mercado. Todas as gamas de veículos viram as suas vendas subirem, algumas mais que outras.
Os veículos movidos a gasóleo mantêem-se na liderança das vendas, com mais de 4700 unidades. Ainda assim, é um valor bem abaixo da média dos últimos 12 meses, e muito abaixo dos 6500 vendidos em Abril de 2021.
Com 4300 unidades vendidas encontramos os veículos a gasolina. Ora as vendas de veículos a gasolina têm sido extremamente voláteis, tendo atingido as 9300 unidades em Junho de 2021, ou as 3000 unidades no Agosto seguinte. Assim sendo, as 4300 ficam bastante abaixo da média de cerca de 5000 unidades dos últimos 12 meses.
A outra motorização com subidas significativas foi a híbrida, que atingiu as 1500 unidades, e esta sim acima da média dos últimos 12 meses que se ficou nos 1200 unidades.
Do lado da frota electrificada, a subida também se verificou, mas foi bastante mais ligeira, tendo ficado em linha com a média dos últimos 12 meses, tanto nos PHEV como nos exclusivamente eléctricos.
Quando olhamos para as quotas de mercado, verificou-se apenas uma alteração digna de nota: os veículos a gasóleo capturaram mais 3% de quota de mercado. Toads as restantes motorizações tiveram alterações inferiores a 1%. De facto, a motorização a gasóleo mantém uma quota de mercado quase exactamente igual à registada em 2021.
Se olharmos para a comparação com o ano anterior, para as restantes motorizações, destacam-se duas motorizações, e em sentido oposto. Os veículos a gasolina mantêm uma perda superior a 5% face ao ano de 2021, tendo-se ficado pelos 31%. Em sentido oposto encontramos os veículos híbridos que além de terem registado uma subida, embora pouco significativa, corresponde a uma subida de 3% face ao total de 2021.
Vendas de automóveis eléctricos por marca
As vendas de Fevereiro são extremamente interessantes pois são incomuns na sua forma. Fevereiro foi um mês de entrega de Teslas, com 113 unidades. A curiosidade, é que é incomum num mês de entregas de Tesla, a Tesla não ficar no topo da tabela. E tal aconteceu este mês, onde a Peugeot liderou com 165 unidades. A marca francesa mostra uma superioridade face a todas as restantes que não seria de todo de esperar, e fá-lo consistentemente mês após mês.
Quando de lidera o mercado em todos os meses do ano, é natural que se lidere no somatório do ano. E tal de facto acontece.
A Peugeol lideram o mercado com uma vantagem superior a 30% face ao segundo posicionado, que … não é a Tesla, mas sim a Audi, com 202 unidades. Em terceiro lugar encontramos a Hyundai, seguida pela Nissan e pela Mercedes.
De facto, nos primeiro 5 lugares encontramos 2 marcas de luxo, resultado do lançamento de novos modelos nesse mercado. Em sentido contrário, a Tesla foi arrastada para um 8º lugar, a um antigo líder do mercado, a Renault, logo a seguir em 9º.
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.