Vendas de automóveis em Setembro. Quando um em cada 4 carros vendidos foram eléctricos, e a gasolina cai a pique

A guerra começou há 7 meses. O tempo médio de entrega de um carro novo está actualmente a rondar os 10 meses. Por isso, os efeitos da guerra nas vendas dos carros só se deverão sentir em todo o seu esplendor em Dezembro. Mas este mês podemos ter um vislumbre do que se avizinha.

Valores absolutos de vendas por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Antes de detalhar os resultados de vendas por motorização, é necessário esclarecer que as vendas totais em Setembro atingiram as 14000 unidades, uma subida face às 12000 de Agosto, mas uma descida face aos 16000 de Julho. Estes números serão relevantes para melhor compreender os próximos dados.

Ora, pelo segundo mês consecutivo, as vendas dos automóveis a gasolina colapsaram. Depois do pico de 6860 unidades em Junho, em Setembro ficaram-me pelas 3890 unidades, o que corresponde a uma queda de quase 45%. Mesmo quando comparado a Agosto, registou uma quebra de mais e 15%, quando o mercado seguiu em direcção oposta.

Na outra motorização de combustão interna o movimento foi oposto. Foram vendidos 4100 veículos a gasóleo, ultrapassando as vendas de veículos a gasolina, algo que já não acontecia desde Fevereiro. Correspondeu também a uma ligeira subida face a Agosto. É de notar que as vendas dos veículos a gasóleo variaram apenas entre os 4695 unidades e as 3400 do mês passado, o que corresponde a uma estabilidade muito assinalável.

Outra motorização com números estáveis corresponde à dos veículos híbridos. A estabilidade da subida das vendas é notável, com apenas duas excepções. Desta forma, desde os 1255 veículos vendidos em Janeiro, até aos 1960 veículos vendidos em Setembro, a subida tem sido constante, mas sempre em pequenos incrementos. Ainda assim, ainda não atingido o valor record atingido em Junho de 2021, com quase 2400 unidades.

Se as vendas globais subiram, mas os veículos a gasolina desceram, significa que alguma motorização subiu significativamente. Na verdade, foram todas a motorizações electrificadas que subiram.

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As motorizações PHEV tiveram o melhor mês do ano, com 1340 unidades, uma subida face ao valor médio de 1050 unidades do resto do ano. Trata-se também do terceiro melhor mês de sempre, depois dos 1690 unidades de Dezembro de 2020 e das 1440 de Junho de 2021.

A grande subida vem dos veículos exclusivamente eléctricos, que atingiram as 2199 unidades. Tal corresponde a uma subida extremamente significativa face aos valores em tornos das 1400 que tem sido habitual, e um novo record absoluto de vendas num único mês. Foi também a primeira vez este ano que as vendas dos totalmente eléctricos excedeu as vendas dos híbridos, como não acontecia desde Dezembro de 2021.

Valores absolutos de vendas por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Se olharmos para a quota de mercado, podemos observar o colapso das vendas das motorizações a gasolina, para os 27%, o valor mais baixo desde Novembro de 2021, e abaixo dos 36% de 2021. Esta descida não foi compensada pelas motorizações a gasóleo, que atingiram os 29%. Apesar de uma subida, esta foi ligeira, e bem abaixo dos 34.5% de 2021.

Curiosamente, a quota de mercado dos veículos híbridos também desceu, apesar da subida de vendas, para os 13.7%, o que mesmo assim é dos valores mais elevados de sempre.

Parte da quota de mercado que mudou de mãos foram para os veículos PHEV, que atingiram os 9.3%, o que corresponde ao valor mais alto do ano, mas ainda assim abaixo de vários meses de 2021.

Para último ficou motorização que teve uma subida de mais 70%, os totalmente eléctricos. Os 15.3% atingidos foi o valor mais elevado de sempre e praticamente o dobro do valor global de 2021, e da média de 2022.

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Vendas de veículos eléctricos por marca

O mês de Setembro quase pareceria um mês típico, para um mês em que a Tesla fez entregas. E como num desses meses típicos, a Tesla liderou com 457 veículos. Ainda assim, um valor em linha com a média da marca. As grandes diferenças vêm a seguir.

Em segundo lugar encontramos a Mercedes, com o melhor resultado de sempre em veículos eléctricos, totalizando 250 unidades. De notar que a Mercedes é apenas uma das 8 marcas que atingiram novos máximos de vendas de veículos eléctricos no mês de Setembro.

Curiosamente, uma das marcas que não atingiu novos máximos foi a BMW, que ficou em 3ª lugar.

E a seguir vêem as marcas com novos máximos: a Renault e a Dácia, com 160 e 158 unidades respectivamente. Pois é. Já não víamos a Renault no topo das vendas, e de repente o grupo Renault excede as 300 unidades.

Finalmente temos a Opel e o grupo Volvo, ambos com novos máximos. Curiosamente, as vendas da Volvo devem-se aos modelos na marca mãe e não às vendas do spin-off eléctrico do grupo, a Polestar.

Vendas de veículos eléctricos por marca em Setembro. Fonte:ACAP

Na totalidade do ano, a única alteração significativa é a passagem da Mercedes para a quarta posição, por troca com a Hyundai. De resto, não se verificam mais alterações significativas.

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Vendas de veículos eléctricos por marca em 2022. Fonte:ACAP