Portugal entre os outros países da UE

Na última publicação choveram críticas e acusações de que os países que estavam a ser comparados estavam a ser escolhidos da dedo. De forma a garantir que esse tema fica encerrado de uma vez por todas, vai agora um gráfico dos resultados de Portugal face aos restantes países da UE e ainda UK e Suíça. Um facto interessante contagem do UK é que os números de fatalidades passadas são diariamente revistos para praticamente o dobro, uma vez que as estatísticas diárias referem-se a fatalidades que ocorreram há mais de 5 dias atrás. Tendo em conta que em Portugal e Espanha a contagem dos mortos é feita num prazo de 24 horas, escapa-me como num país avançado como no UK tal possa não acontecer.

Uma imagem vale mais de 1000 palavras. No entanto esta imagem não conta a história toda, pois trata-se de uma imagem estática de algo que está em movimento rápido neste momento, mas isso para para mais abaixo.

Aqui podemos ver que Portugal se encontra sensivelmente a meio da tabela. No entanto, esse meio da tabela esconde mais alguns detalhes. Com melhores resultados encontram-se apenas países a este da Alemanha, incluíndo a própria Alemanha. Sabendo que o vírus não navega por uma bússola pode-se assumir que existem algumas forças em jogo aqui, nomeadamente tempo e os resultados dos fluxos turísticos e migratórios. Países como a Polónia, República Checa e Roménia nunca tiveram o fluxo diário e migratório que os países da Europa Ocidental, pelo conseguiram fechar as fronteiras antes que o vírus os atingisse em força. A questão é como vão reagir depois do vírus lá chegar, e isso é uma questão de tempo.

A outra perspectiva é o comportamento dinâmico e as tendências que daí advêem.

Um dado que é logo visível nos últimos resultados é que embora os números terríveis de fatalidades na Itália, Espanha está a obter números ainda pior, já tendo ultrapassado a Itália. Ambos os países mantêm uma trajectória de afastamento em relação aos restantes, excepto a França que está a afastar-se dos restantes.

Advertisements

Mas mais em detalhe é onde as coisas começam a ficar interessantes:

A trajectória de Portugal é em tudo similar à da Alemanha, e até se verifica uma aproximação da Alemanha aos valores portugueses. No entanto, a grande novidade é que todos os outros se estão a afastar a passos largos: Holanda, França, UK, Suécia, todos países que implementaram medidas de restrição muitíssimo tarde estão agora a pagar o preço, ou como no caso da Suécia, ainda não tomaram medidas de restrição significativas.
Neste gráfico não é visível, mas os EUA estão numa trajectória explosiva.

Em resumo, não é que o número de fatalidades em Portugal seja motivo de orgulho, mas quando comparado com outros países da UE, com muito maior nível de vida, os resultados não são de todo maus.

 

 

Advertisements