Os números do início das vacinações

A vacinação contra a COVID-19 começou a 27 de Dezembro em Portugal. Desde esse dia até dia 9 de Fevereiro já foram administradas 392 000 doses da vacina, dos 3 fornecedores actualmente autorizados pelo Infarmed: Moderna, Pfizer e AstraZeneca. No entanto, a campanha de vacinação tem não corrido de forma homogénea.

Para começar, a vacinação está a seguir uma lógica semanal, em parte similar ao que acontece com as novas infecções: são administradas menos vacinas aos sábado e ao domingo, e mais à 4ª feira. A diferença para as infecções prende-se com o desfasamento que ocorre entre as infecções e os resultados dos testes, o que faz com que o mínimo das infeções ocorra às 3ªs e 4ªs feiras.

De notar como não se verifica um crescimento do número de vacinas administradas ao longo do tempo, tendo sido atingido o recorde de administrações no dia 22 de Janeiro com 33 104 doses administradas, no conjunto de 1ªs e 2ªs inoculações. Nesta data foi também atingido o recorde de 1ªs inoculações. O recorde de 2ªs inoculações foi atingido no dia 5 de Fevereiro, valor esse que deverá ser ultrapassado no dia 12 de Fevereiro, com as 2ªs inoculações daquelas efectuadas no dia 22 de Janeiro.

O outro indicador digno de relevância é o facto de que as inoculações estão a ocorrer à mesma velocidade que as novas infecções, pelo menos até à semana de 4 de Fevereiro.

Devido ao baixo número de vacinações, continuam a ser infectados mais portugueses, que aqueles que recebem a vacina, o que reforça a necessidade de serem recebidas doses com muito maior cadência que aquela que está a acontecer agora.

Até ao dia 9 de Fevereiro, mais de 750 000 portugueses já tinham sido infectados, mas pouco mais de 100 000 tinham sido totalmente inoculados, e a um ritmo agora inferior ao que aconteceu durante o mês de Janeiro. Este ritmo coloca Portugal a meio da tabela quando comparado com o resto da Europa.

Advertisements