Vendas de veículos eléctricos de Abril – A recuperação do mercado, sem a ajuda da Tesla

Finalmente o mercado automóvel começa a dar sinais de recuperação, à medida que a pandemia dá também sinais de estar sob controlo. Desta feita, praticamente todas as motorizações viram as suas vendas avançarem durante o mês de Abril. No total foram vendidas 17682 unidades, o que corresponde ao segundo melhor mês desde o início da pandemia.

Vendas por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Observando a evolução mensal desde o início do ano, é fácil verificar como todas a motorizações excepto a Plug-in a gasóleo não registou um aumento das vendas. Por outro lado, as motorizações a gasolina e gasóleo mostram subidas de 15% e 12% respectivamente. Já as motorizações exclusivamente eléctricas sofreram uma subida de 33% e finalmente, as vendas de PHEVs sofreram uma ligeira descida. Começa a agora a ser identificável uma tendência de crescimento constante e estável das motorizações exclusivamente eléctricas, onde regista o 4º mês consecutivo de subida de vendas, algo que não é visível em mais nenhuma motorização.

Quota de mercado por tipo de motorização. Fonte: ACAP Clique para Ampliar

Com o aumento global das vendas, os cálculos de quota de mercado deixam de ser óbvios. Por isso, fica o gráfico acima para ilustrar os resultados deste mês. É neste gráfico que as tendências mais interessantes se revelam.

Em primeiro lugar, a quota dos veículos a gasolina voltou para os níveis atingidos em 2020, depois de 4 meses de subidas. Ainda assim, 39.9% corresponde a valor muito abaixo da média dos anos mais recentes. Em sentido oposto, verificam-se as motorizações a gasóleo, onde mês após mês, a quota de mercado desce consecutivamente. O valor de 37% é o mais baixo desde há pelo menos 2 anos, um record que já tinha sido batido em Março. É possível que se esteja a assistir à substituição desta motorização, por outras híbridas ou plugin. Olhando para as vendas por marcas, verifica-se que o grosso das vendas dos veículos a gasóleo concentram-se agora em Peugeot, Renault, BWM e Citroen, onde juntos somam mais 40% das vendas. Ainda assim, destas 4 marcas, só a Peugeot e a BWM verificam mais vendas de veículos a gasóleo que a gasolina.

Do lados dos veículos electrificados, os números não são especialmente interessantes, se não fosse por um pequeno detalhe nas vendas dos veículos exclusivamente eléctricos, que veremos mais abaixo. Quer nestes veículos, quer nos plug-in, a quota de mercado não registou variações significativas, e estando a quota de mercado dos veículos electrificados estável em torno dos 13.5%.

Vendas de veículos eléctricos por marca entre Janeiro e Abril. Fonte:ACAP

Ao contrário do gráfico anterior, o gráfico do topo de vendas dos veículos eléctricos é extremamente interessante. Em primeiro lugar no topo só temos novidades: a Nissan lidera agora, com um veículo que já acumula anos e anos de vendas, o Nissan Leaf. Logo a seguir aparece pela primeira vez a Volkswagen, com os modelos ID.3 e ID.4. Em 3º lugar aparece agora a Mercedes com os novos modelos, e em particular o EQA. Portanto, neste mês, no pódio só existem estreantes e um fabricante que está ausente há muitos, muitos meses.

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Ainda mais interessante são as ausências. Em primeiro lugar, a Tesla não entregou uma única unidade este mês. É então de espantar que os veículos eléctricos tenham tido uma subida de vendas de mais de 30%, sem que a Tesla tenha contribuído para as vendas. Também ausente do TOP3 está a Peugeot que recuou para um 5º lugar.

Vendas de veículos eléctricos por marca em 2021. Fonte:ACAP

Para o somatório do ano até ao momento, temos agora um conjunto de fabricantes no topo: Nissan, Peugeot, Tesla, Volkswagen, e finalmente Renault. Esta nova ordenação é de todo curiosa: a Nissan regressa ao topo das vendas, o que não acontecia há já muito tempo, enquanto que a Testa está agora consistentemente atrás da Peugeot, que tem sido extremamente consistente. Logo a seguir observa-se a subida da Volkswagen, onde os novos modelos estão agora a mostrar resultados. Em sentido oposto está a Renault, onde o anterior campeão de vendas está agora relegado para um 5º lugar.