Ao ritmo actual, 70% dos adultos terão recebido a primeira dose da vacina a 5 de Outubro. Há 10 dias, essa marca era atingida a 31 de Outubro

A vacinação decorre a um ritmo extremamente acelerado. Os números dos últimos 7 dias são extremamente encorajantes, e vou só deixar alguns:

  • Foram dadas 560 000 doses nos últimos 7 dias
  • Em dois dias destes sete, foram excedidas as 100 000 doses inoculadas em apenas 24 horas.
Vacinações e infecções diárias. Fonte: DGS

Se olharmos para as médias diárias, torna-se mais fácil de ler os dados.

No passado dia 10 de Maio, foram injectadas cerca de 52 000 1ªs doses. Este valor é ainda insuficiente para atingir a meta de ter 70% dos adultos vacinados até 31 de Julho. Para que tal seja possível, teriam que ter sido dadas 67 500 1ªs doses. No entanto, a média de vacinações diárias tem aumentado a cada dia de que passa. De tal forma, que no passado dia 1 de Abril, a data expectável para atingir o objectivo era a 30 de Dezembro. A 30 de Abril, essa marca seria atingida a 21 de Novembro.

E com os valores atingidos este semana, se o ritmo de vacinação não aumentar ainda mais, o objectivo será atingido a 5 de Outubro. Ora, actualmente ainda não se atingiu a capacidade máxima de vacinação. Considerando que na última semana foram excedidas as 100 000 doses em dois dias, podemos assumir que será possível atingir pelo menos as 700 000 doses por semana. Ora, isto torna óbvio que a limitação actual ainda é no número de vacinas disponíveis.

Média diária de vacinações. Fonte: DGS

De facto, este aumento nos números das vacinações está a ocorrer em toda a Europa, e num ritmo de crescimento consistente. De facto, olhando para os números de vacinações na União Europeia, verifica-se que avança agora a um ritmo mais rápido que os Estados Unidos ou o Reino Unido. Desde o final de Abril que os números da vacinação em toda a União Europeia têm disparado, tendo no mês de Maio ultrapassado quer o Reino Unido, quer os Estados Unidos. Em termos de imunização da população, a União Europeia ainda está atrás, mas a este ritmo essa situação tenderá a ser temporária.

Média diária de vacinas inoculadas durante o mês de Maio. Fonte Ourworldindata

Este esforço em vacinar tantos quantos possível ter um único propósito: a proteção, primeiro dos mais vulneráveis e depois da restante população. E de facto os efeitos começam a aparecer. Na última semana, a fração de infecções nos maiores de 70 anos é a mais baixa desde que a pandemia começou. De facto, e visto que a faixa etária entre os 60 e os 70 anos ainda só tomou a primeira dose, este efeito ainda não é visível se apenas olharmos para a fração da população com mais de 60 anos.

Advertisements
Fração das infeções por grupo etário. Fonte: DGS