Vendas de veículos de Janeiro de 2022
E chegamos ao final do primeiro mês de 2022, ainda sem orçamento de estado, e portanto, sem novidades em relação à fiscalidade em vigor para os veículos. Mesmo assim, verificaram-se alguns resultamos interessantes
Comecemos pelos números em bruto.
Em Janeiro foram vendidos 11.723 veículos, uma redução face aos 12100 veículos vendidos no mesmo mês de 2021. Olhando para as motorizações, tratou-se de um mês bastante conservador. Os veículos a combustão interna mantiveram a liderança das vendas, com uma ligeira vantagem para os veículos a gasóleo de menos de 25 unidades. Curiosamente, a seguir às motorizações a combustíveis fósseis encontramos os veículos plug-in, com 1267 unidades, e imediatamente a seguir, com menos 12 unidades, as motorizações híbridas. Em último lugar, encontramos os veículos exclusivamente eléctricos, com 1061 unidades.
No entanto, se compararmos com o mesmo mês de 2021, verificaram-se diferenças significativas. Uma descida de mais de 20% nos veículos a gasóleo, e híbridos. No sentido oposto encontramos uma subida de 15% nos veículos plugin, e de 65% nos veículos exclusivamente eléctricos.
Olhando para a evolução das vendas, ambas as motorizações a combustíveis fósseis continuam no sentido descendente, quando todas as restantes motorizações sofrem subidas quando comparadas com o global do ano anterior, incluíndo as motorizações híbridas. De facto, em Janeiro de 2021, as vendas de veículos híbridos tiveram uma subida significativa resultado do lançamento de novos modelos.
Olhando para o mercado de forma mais abrangente, começam a aparecer alguns padrões muito interessantes.
Em primeiro lugar, a expectável migração para a electrificação, que incluí apenas veículos eléctricos e plugin, e progressivo abandono das motorizações híbridas e a combustão interna. De um máximo de 93% em Fevereiro de 2020, os veículos a combustão interna atingiram um valor mínimo de 71% em Novembro de 2021.
O outro padrão interessante é que as vendas dos veículos eléctricos têm sempre picos em Novembro ou Dezembro, e o pior mês é sempre Janeiro.
Vendas de veículos eléctricos por marca
Janeiro foi um mês onde a Tesla não entregou um único veículo, o que sugere que o próximo mês verá novos máximos de vendas. De qualquer forma, sem a Tesla, o mercado foi liderado pela Peugeot e Hyundai, nomes já bem conhecidos no topo das vendas. Curiosamente, este mês vemos também a Audi em terceiro lugar, resultado das entregas dos modelos recém lançados.
Outra novidade é a Dacia, com a quarta posição, o que pode antever que os seus modelos low cost começam a trilhar um caminho muito interessante.
Curiosamente há duas marcas ausentes do topo: Nissan e Renault. Ambas as marcas venderam pouco mais de 40 unidades, o que mostra que ambas estão finalmente a sofrer da idade dos seus modelos, face à crescente concorrência.
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